sexta-feira, 28 de março de 2008

Interrogações e Factos

Por vezes pergunto-me…Não será do interesse de certas pessoas, que Portugal seja um país de analfabetos? Digo isto pelas demasiadas interrogações que tenho feito a mim mesma sobre as calinadas deste governo! Não digo que é uma vergonha pois tal palavra está demasiado gasta para este facto… Mais depressa utilizaria a palavra lastimável.
São os dinheiros mal gastos, mais o dinheiro que sabem que irá ser mal gasto no futuro (mas mesmo assim vale a pena tentar), os projectos intermináveis, os sucessivos empréstimos da união europeia para acabar os tais projectos com atrasos de 5 anos, para não falar de um assunto que já cansa, o dos impostos e salários. E claro, não poderia deixar de referir os canudos falsos ou os casos de pedofilia jamais resolvidos. Obviamente que não me refiro a ninguém em concreto, pois se o fizesse ainda me levariam presa. E mais uma vez interrogo-me, seremos nós ainda governados através de ideias fascistas? Seremos mesmo de facto um povo livre? Ou estaremos todos a viver uma verdadeira ilusão desde o famoso e tão esperado dia da revolução?
Os meus caros leitores poderão estar a pensar neste momento porque razão digo isto e como meu dever e obrigação vou referir alguns factos que fazem pensar. Das situações mais recentes poderei referir em primeiro lugar a liberdade de expressão. É inadmissível que num país dito LIVRE tal característica seja violada, e penso que ainda todos têm em mente as pessoas que foram processadas simplesmente porque o senhor primeiro-ministro não gostou de ouvir de determinados assuntos a seu respeito. O que seria se 1 individuo em cada 10 decidisse fazer tal coisa? Aliás tal seria impossível, é apenas uma constatação já que tais benefícios são só para alguns…Com um determinado status.
Igualmente inadmissível é o comportamento de certas pessoas ditas profissionais nas prisões, os guardas. Claro que não estou a dizer que todos os presidiários são vítimas, mas são já suficientemente conhecidos os casos de agressões a estes por parte dos guardas, pelas diversas razões. Contudo as sucessivas queixas, para não variar pois estamos em Portugal, não têm qualquer resultado. Não fará lembrar comportamentos da PIDE?
Há umas semanas atrás fui a uma consulta com uma amiga, e enquanto esperava impacientemente que ela regressasse, a minha atenção voltou-se subitamente para a televisão colocada bem no topo da parede. O assunto era a manifestação dos professores, em que inicialmente mostravam a nossa famosíssima ministra da educação, com o seu ar atrapalhado como o habitual, parecendo sempre que procura a resposta nas pessoas que a rodeiam. Na verdade gostaria de vê-la uma única vez a ser confrontada e a responder no momento a algo que pareça genuinamente da sua autoria. E enquanto me envolvia nos meus pensamentos, enterrada nuns sofás verdes que lá havia, fiquei subitamente boquiaberta quando anunciam que a policia se deslocou às escolas com o simples objectivo de adquirir informações acerca da manifestação! E mais uma vez surgiu na minha cabeça aquela palavra há muito não utilizada, digamos que practicamente extinta, PIDE. O problema é que nem tudo o que se deixa de falar desaparece, e esse é o maior erro deste povo orgulhoso, pensar que está tudo bem quando na verdade não está. É preciso que reajam!

Sem comentários: